quarta-feira, 27 de abril de 2011

VISITAÇÃO DA ESCOLA CIVE-CENTRO INTEGRADO DE VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS


Recebemos nesta Quarta-feira,dia 27-04-2011 a escola CIVE- Centro Integrado de Vivências Educacionais,
sediada na cidade de Currais Novos. A referida escola visitou o Museu de História Natural do Seridó na
cidade de Serra Negra do Norte e depois fez uma pequena caminhada pela fazenda Solidão para algumas
explanações sobre a flora por George Stephenson funcionário desta UC. Infelizmente não foi possível o acesso a Esec pela escola por causa das péssimas condições da estrada.

Aula de Campo na fazenda Solidão







Visitação ao Museu em Serra Negra do Norte







terça-feira, 26 de abril de 2011

PAREDE DE AÇUDE É LEVADA PELA FORÇA DA ÁGUA

Cratera aberta pelo rompimento da parede

Quase 7 de largura

Altura da cratera é de quase 7 metros

Cratera aberta na parede do açude campos I
O açude Campos I que pertence a Fazenda Solidão não aguentou as chuvas caidas nesta semana e na noite de ontem a sua parede arrebentou.Ontem a noite choveu 35 mm e o acumulado de chuvas chegou a 218,9 mm em aproximadamente quatro dias.O rompimento da parede provocou um acidente;na madrugada desta terça-feira ,dois trabalhadores que vinham de moto para a lida da fazenda cairam nesta cratera ; graças a Deus nada de mais grave aconteceu com eles,apenas um grande susto e algumas escoriações pelo corpo.

SANGRIA DO AÇUDE DA ESEC


Ao fundo a parede do açude da Esec

Água escorrendo do sangradouro

Escoadouro de emergência

 Na noite desta Segunda-Feira dia 25-04-2011 ,o açude da Esec/Seridó começou a sangrar por volta das 23:00 horas por seu escoadouro de emergência. A chuva de ontem registrou 35 mm. Em quase quatro dias choveu aproximadamente 218,9 mm.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO SERIDÓ

Vista do açude da Esec

Serra Verde e entrada principal da Esec

Alojamento e Laboratório da Esec

Escritório e ao fundo o alojamento dos pesquisadores
A Estação Ecológica do Seridó teve origem a partir da compra de uma parte da Fazenda Solidão no município de Serra Negra do Norte,que pertencia ao ex Senador Dinarte Mariz.A aquisição foi feita em 31 de Maio de 1982,pela Secretaria Especial de Meio Ambiente-SEMA,responsável na época pela política ambiental do país.
Através do Decreto nº87.222,a microrregião do Seridó ganhava uma Estação Ecológica,com área de 1.166,38
ha.A administração da estação nos primeiros anos ficou a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN,que através de convênio com a SEMA objetivava usar a área para pesquisas básicas,aplicadas e
comparadas de ecologia e educação ambiental.
Os primeiros anos foram marcados pela luta dos servidores e pesquisadores para fazer com que o local ganhasse as características de uma Estação Ecológica,já que a área fazia parte de uma fazenda com criações
diversas.Em 1986 a Esec passou a ser administrada por técnicos da SEMA,que implementaram,além das pesquisas,atividades agroecológicas e educativas.
Ainda nesse periodo,em função das pesquisas realizadas,surgiu o interesse dos servidores e pesquisadores de se implantar um espaço para armazenar as amostras coletadas,animais mortos nas estradas e materiais apreendidos pela fiscalização oriundos de caça predatória.Assim surgiu o Museu de História Natural do Seridó.
Em 1990 quando o IBAMA foi criado,a Esec do Seridó já estava definitivamente implantada.Em 1994 e Esec foi inserida no Programa Nacional de Meio Ambiente-PNMA,em função da necessidade de suprir as dificuldades financeiras para manutenção da unidade de conservação.

sábado, 23 de abril de 2011

TIMBUS (Didelphis albiventris)

                                           Flhotes de timbu
                         SD Lira alimentando o filhote de timbu
                          SD Reginaldo seguindo o exemplo de Lira
                                         SDS da CIPAM de Caicó
Foram trazidos pela pm ambiental de Caicó(CIPAM)muitos filhotes de timbu junto com sua mãe já morta;segundo os pms ela foi atropelada na estrada.O filhotes ficaram aqui na Esec/Seridó e vão ser alimentados com uma mamadeira pois são muito novos.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ALIMENTAÇÃO DAS SERPENTES

As serpentes são carnívoras.Sua dieta,de acordo com seu tamanho e espécie,pode englobar desde vermes até capivaras.De forma geral,serpentes pequenas ou filhotes tendem a alimentar-se de vermes,lesmas e outros moluscos,insetos e aranhas.Embora algumas comam o que estiver mais disponível,a maioria se especializou,de acordo com o ambiente onde vive,em determinados grupos de presas.Assim,serpentes de desertos tendem a alimentar-se de lagartos,enquanto aquelas que vivem em charcos ou próximo a estes tendem a alimentar-se de anfíbios e peixes.
Algumas são ofiófagas,ou seja,comem outras serpentes.Dentre elas podemos citar a muçurana(Clelia clelia),as corais verdadeiras(Micrurus)e a falsa  coral(Erythrolamprus).
O método de captura da presa pode variar de uma espécie para outra,como também do filhote para o adulto.
Algumas espécies procuram ativamente suas presas,enquanto outras as esperam de emboscada,existindo também aquelas que se valem de ambos métodos.
Os viperídeos(Bothrops,Crotalus,Lachesis)utilizam o bote injetando a peçonha para capturar sua presa; já a constrição é um meio comum utilizado pelos Boídeos e alguns Colubrídeos.Com relação à constrição,é comum a idéia de que as serpentes quebram os ossos de suas presas,na verdade,a morte resulta da incapacidade da vítima em continuar respirando.Uma das coisas que chama mais atenção quanto à alimentação destes animais é sua capacidade de engolir presas inteiras e maiores que o diâmetro de seu corpo.Podemos citar algumas características que permitem este tipo de alimentação:
-Osso quadrado móvel:permite que a abertura bucal atinja praticamente 180°.Em nós,humanos,o osso quadrado não possui movimento;
-Ausência de Esterno:esterno é um osso que liga as costelas do lado direito às do lado esquerdo-como as serpentes não possuem esterno,basta que as costelas se abram e a pele estique para o alimento caiba em seu corpo;
-Pele elástica:a pele se distende o suficiente para comportar a presa dentro do corpo.

Serpentes Peçonhentas Brasileiras
Roberto Cabral Borges
Atheneu

quinta-feira, 21 de abril de 2011

RESOLUÇÃO/CONAMA/Nº 003 DE 16 MARÇO DE 1988

PUBLICADA NO D.O.U, DE16/11/88,SEÇÃO I,PÁG. 22.123
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA,no uso da atribuição que lhe confere o artigo 48,do decreto 88.351,de 19 de Junho de 1983,RESOLVE:

Art.1°-As entidades civis com finalidades ambientalistas,poderão participar na fiscalização de Reservas Ecológicas,Públicas ou Privadas,Áreas de Proteção Ambiental,Estações Ecológicas,Áreas de Relevante Interesse Ecológico,outras unidades de conservação e demais áreas protegidas.

Art.2°-A participação na fiscalização,prevista nesta resolução será feita mediante a constituição de mutirões ambientais,integrados no minímo por três pessoas credenciadas por orgão ambiental competente.

§1°-Para maior proteção de seus participantes,a entidade responsável pelo mutirão ambiental poderá solicitar a presença e o acompanhamento de pelo menos um servidor pertecente a uma corporação policial.

§2°-Se não for atendida a solicitação prevista no parágrafo anterior,nesse caso a realização do mutirão ambiental será efetuada apenas se houver a participação miníma de 05(cinco)pessoas.

§3°-Sempre que possível o mutirão ambiental contará com a participação de servidor público com experiência em fiscalização,de médico ou de pessoa com experiência no campo de assistência social.

§4°-Para o credenciamento,a autoridade ambiental competente deverá instruir os participantes do mutirão ambiental sobre aspectos técnicos,legais e administrativos,fornecendo-lhes inclusive identificação.

Art. 3°-Os participantes do mutirão ambiental,quando encontrarem infrações à legislação,lavrarão autos de constatação,circustanciados,devidamente assinados pelos presentes sobre as ocorrências verificadas.

§1°-O auto de constatação será enviado à entidade credenciadora do mutirão ambiental,para aplicação da legislação,devendo quando couber,ser encaminhado ao ministério público.

§2°-Se as autoridades locais não se pronunciarem sobre os autos de constatação,caberá aos orgãos federais competentes atuar em caráter supletivo.

Art.4°-Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

João Alves Filho
Ministro do Interior

CHUVA

Choveu ontem aqui na Esec/Seridó 99 mm

terça-feira, 19 de abril de 2011

CEMAVE

CEMAVE-Centro Nacional de Pesquisas para Conservação das Aves Silvestres é uma Instituição pública que tem como missão a realização de estudos científicos para auxíliar ações do governo brasileiro na conservação e manejo das aves e dos ambientes dos quais elas dependem.Este centro foi criado em 1977 pelo extinto IBDF e hoje faz parte da estrutura do ministério do meio ambiente-MMA.

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Aqui estão alguns projetos executados pelo CEMAVE em suas diferentes áreas de atuação:
1-SISTEMA NACIONAL DE ANILHAMENTO-SNA
-Coordenação do sistema nacional de anilhamento de aves silvestres na natureza;
-capacitação e treinamento de estudantes e pesquisadores em ornitologia e nas técnicas de anilhamento.

2-AVES MIGRATÓRIAS
-Monitoramento de aves migratórias na costa brasileira;
-Inventário das aves migratórias que utilizam rotas na Amazônia e Brasil Central.

3-AVES SOB PRESSÃO ANTRÓPICA
-Monitoramento de aves aquáticas que sofrem pressão de caça no Rio Grande do Sul e nos países vizinhos;
-Monitoramento e manejo da pomba arribaçã no Nordeste do Brasil.

4-AVES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO,RARAS,DE STATUS DESCONHECIDO E ENDÊMICAS
-Conservação da Arara-Azul-de-Lear no sertão baiano;
-Estudo da biologia e conservação de aves ameaçadas da Mata Atlântica Nordestina;
-Conservação e manejo de aves marínhas,por exemplo a Pardela-de-asa-larga nas ilhas oceânicas.

5-CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE AVIFAUNÍSTICA
-Inventário das áreas importantes para conservação das aves na Paraíba;
-Inventário da avifauna da bacia hidrográfica do rio São Francisco;
-Inventário das aves do parque nacional do cabo Orange,buscando a elaboração do plano de manejo.

6-AVES SINANTRÓPICAS
-Assessoria técnica para assuntos relacionados a aves em ambientes antropizados que interagem de forma conflituosa com atividades humanas;
-Elaboração de material de orientação.

7-OUTRAS ATIVIDADES
-Orientação para o desenvolvimento de atividade de observação de aves,como potencialidade ecoturística;
-Campanhas educativas;
-Publicação da revista científica ORNITHOLOGIA.

O QUE É UMA ANILHA?
-Anilhas são anéis colocados no tarso das aves que podem ser de metal ou de plástico colorido.As anilhas padrão CEMAVE são confeccionadas em liga de alumínio,em vinte tamanhos diferentes,e identificadas com as letras do alfabeto de A a Z,sendo a letra A a de menor diâmetro e a Z a de maior diâmetro.Além das letras,há um número de série que nunca se repete,desta forma a ave que recebe uma anilha possui uma  identificação única,como uma carteira de identidade.Nas anilhas CEMAVE está impressa a frase:
Avise CEMAVE,caixa postal 34,letra código de tamanho e número da série.

O QUE É ANILHAMENTO?
-O anilhamento é uma técnica mundialmente conhecida que consiste na marcação das aves com anilhas.O CEMAVE coordena e controla o sistema nacional de anilhamento-SNA,que distribui anilhas para pesquisa com aves na natureza.
IMPORTANTE: O CEMAVE trabalha essencialmente com anilhamento de aves na natureza e suas anilhas não são utilizadas para marcação de aves em cativeiro.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ANILHAMENTO?
-Inicialmente voltada a estudos relacionados com a migração,a técnica tem sido cada vez mais utilizda mundialmente.Através do anilhamento é possível realizar diversos estudos relacionados ao comportamento,estrutura social,dinâmica de populações,sobrevivência,monitoramento e manejo de aves.Entretanto,o sucesso deste programa depende do auxílio de colaboradores que relatam o encontro de uma ave anilhada,possibilitando obter informações valiosas ao monitoramento e à elaboração de políticas para a conservação das aves e dos ambientes dos quais elas dependem.

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UMA AVE COM ANILHA?
-Quando encontrar uma ave anilhada,mesmo ela estando morta,siga os seguintes passos:
1-anote o código da anilha(letra e número);
2-anote a data e local de encontro;
3-e avise ao CEMAVE.

Essas informações são muito importantes para o nosso trabalho! Após o recebimento e processamento das informações,o CEMAVE envia um certificado de agradecimento com os dados sobre a ave encontrada.
IMPORTANTE:Caso a ave esteja viva,não retire a anilha.Ela deve permanecer com a anilha em liberdade permitindo novos encontros.
Para avisar ao CEMAVE,utilize uma das seguintes opções de correspondência:
-sna.cemave@icmbio.gov.br
-formulário eletrônico disponível no site: www.icmbio.gov.br/cemave
-telefone/fax:(83)3245-5001
-caixa postal:04/34,cep 70312-970-Brasília/DF,ou 102,cep 58040-970-João Pessoa/PB.


CEMAVE-SEDE
-BR 230,km 10,Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo
Cabedelo/PB,cep 58310-000
E-mail: cemave.sede@icmbio.gov.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O PRESENTE DAS ABELHAS-PRÓPOLIS

A própolis demonstra cada vez mais aos cientistas um enorme potencial terapêutico,capaz de ajudar no tratamento de  diversas doenças.O Brasil é destaque internacional na sua produção.
Em tempos de pandemias respiratórias e epidemias sazonais,combatê-las com produtos naturais pode propiciar uma boa recuperação a baixo custo.dentre os produtos empregados com esse objetivo,a Própolis vem se destacando mundialmente,em virtude de seu imenso potencial na prevenção e no tratamento de diversas doenças,desde um simples resfriado até o Câncer.

  • A Própolis,é uma mistura complexa de aspecto pastoso,formada por materiais resinosos e balsâmicos,de origem vegetal,a qual é coletada por abelhas e modificada por meio de suas secreções salivares.As abelhas utilizam a própolis no reparo de frestas e danos na colmeia,o que auxília na manutenção da temperatura interna,além de proteger contra a entrada de insetos e a proliferação de microorganismos.Esse fato serviu de inspiração para a palavra ,em grego ,propolis significa em defesa da cidade ou em defesa da colmeia.
Por Michel Stórquio Belmiro, Yumi Oki e G. Wilson Fernandes

Revista planeta-Abril 2011
edição 463
editora três

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CAMALEÃO; SINIMBU

NOME CIENTÍFICO: Iguana iguana
FAMÍLIA: Iguanidae
COR: Verde
REGIÃO: Central
ATIVIDADE: Diurna
HABITAT: Florestas úmidas,cerrados,caatinga e no pantanal
TAMANHO: Até 2 metros
ALIMENTAÇÃO: Proteínas,animais e vegetais,frutos e verduras,insetos e ração.


REPRODUÇÃO: Costuma desovar de 20 a 40 ovos,entre Novembro e Janeiro,que eclodem após cerca de 60 dias de incubação.
CARACTERÍSTICAS: Apresentam corpo cilíndrico,patas longas e ausência de um padrão regular de escamas no topo da cabeça.Vive Aproximadamente 15 anos.
CURIOSIDADES: Por ser dócil e amigo,é considerado o réptil mais estimado dentro de casa.possui uma linda crista que vai da nuca até a cauda.Tem grande agilidade,subindo facilmente em árvores,gosta de água e defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.Apresenta cabeça achatada,dentes fortes e olhos grandes.É também chamado de Iguana-verde,camaleão e papa-vento.

TEJO;TEIÚ

NOME CIENTÍFICO: Tupinambis merianae
FAMÍLIA: Teiídae
COR: Negra,com faixas brancas ou Acinzentadas.
REGIÃO:Por todo o Território Nacional,com exceção da Floresta Amazônica
ATIVIDADE: Diurna
HABITAT: Cerrado,Caatingas,Mata Atlântica e mesmo em Matas mais abertas,Gosta  de áreas ensolaradas e de capim baixo.
TAMANHO: Até 1,40 m
ALIMENTAÇÃO:Ovos,Vertebrados,Vegetais e Artrópodos.
REPRODUÇÃO: Costuma desovar de 20 a 35 ovos por postura,geralmente,após a estação seca.Eles eclodem após 60 a 90 dias de incubação.
CARACTERÍSTICAS: É um dos lagartos mais comuns em cativeiro.Tem corpo Cílindrico,membros e cauda robustos.A cabeça  é pontiguada,com mandíbulas e dentes muitos fortes.Sua Língua,comprida e bífida,o auxilia na  procura de presas.Quando ameaçado,tenta se camuflar na mata ou,então,foge rapidamente.A temperatura de seu corpo,quando ao sol,atinge cerca de 35º C. Esse réptil chega a viver até 16 anos.

BICHO-PREGUIÇA;PAPA-VENTO

NOME CIENTÍFICO: Polychrus acutirostris
FAMÍLIA: Polychrotidae


COR:acinzentada,sendo o dorso com faixas transversais negras e o ventre esbranquiçado.Quando ameaçado,sua pele escurece.

REGIÃO: Nordeste,Sul e Centro Oeste,e nos estados de São Paulo,Minas Gerais e Sul do Pará.

ATIVIDADE: Diurna,mantendo-se ativa durante todo o dia.

HABITAT: Prefere os cerrados,onde fica em arbustos baixos ou mesmo no chão.

TAMANHO: As fêmeas adultas são,em média,maiores que os machos.

ALIMENTAÇÃO: Vegetais e artrópodes,principalmente grilos e gafanhotos,larvas de insetos e vespas.

REPRODUÇÃO: A fêmea  costuma desovar,na epóca das chuvas,entre 7 e 30.Estes ficam incubados durante cerca de 4 meses,e os filhotes nascem com 40 mm de comprimento e atingem sua maturidade sexual com um ano de vida.

CARACTERÍSTICAS: Apresenta corpo alongado,membros curtos e cauda longa que,muitas vezes,é utilizada para sustentar o animal nos arbustos.Essa espécie camufla-se em meio à vegetação e, embora tenha
movimentos lentos,muito semelhante aos dos camaleões africanos,tem certa facilidade na captura  de presas.

CURIOSIDADES: Ao se sentir ameaçado,essa espécie costuma abrir a boca  e inflar ocorpo,podendo até morder.

terça-feira, 12 de abril de 2011

SERPENTES PEÇONHENTAS ENCONTRADAS NA ESEC-SERIDÓ

Crotalus durissus

Bothrops erythromelas

Micrurus ibiboboca

CARACTERÍSTICAS DE ENVENENAMENTO OFÍDICO

ENVENENAMENTO BOTRÓPICO-JARARACAS

As jararacas-Caiçaca ,Jararacuçu,Urutu,Jararacas-do-rabo-branco,Cruzeira,cotiara,Surucucarana-do gênero Bothrops-cujo veneno provoca hemorragia,são responsáveis por quase 90% dos acidentes,podendo levar a morte.A ação do seu veneno no organismo apresenta manifestações locais:

-Precoce,ou seja,até 3 horas após o acidente:
1-Dor imediata
2-Inchaço(edema)
3-Calor e Rubor no local picado
4-hemorragia no local da picada ou distante dele

-As complicações que podem surgir:
1-Bolhas
2-Gangrena
3-Abcesso
4-Insuficiência renal aguda

ENVENENAMENTO LAQUÉTICO-SURUCUCUS

Os acidentes com as surucucus,também chamadas pico-de-jaca,Surucutinga,do gênero Lachesis,são muitos raros no Brasil.
O seu veneno no organismo do acidentado provoca reações semelhantes ao veneno das jararacas:

1-Inchaço no local da picada
2-Diarréia
3-Hemorragia

ENVENENAMENTO CROTÁLICO-CASCAVÉIS

A cascavel é responsável por 8% dos acidentes ofídicos.Seu veneno não provoca reação importante no local da picada.Quando esta aparece,limita-se a um pequeno e discreto inchaço ao redor do ferimento,que pode passar despercebido.Mas,o veneno das cascavéis é de muita potência,sendo os acidentes por esses cobras muito graves,levando à morte caso não sejam tomadas providências.
São estes alguns sinais e sintomas de envenenamento:


-Precoce,até 3 horas,após o acidente:
1-Dificuldade em abrir os olhos;
2-Visão dupla;
3-Cara de bêbado;
4-Visão turva;
5-Dor muscular;
6-Urina vermelha.

-Após 6 horas:
1-Escurecimento da urina

-Complicações:
1-Insuficiência renal aguda

ENVENENAMENTO ELAPÍDICO-CORAIS

Os acidentes com as corais são pouco frequentes,menos de um 1% do total de acidentes no Brasil.Mas,a ação do veneno das corais no organismo é muito rápida,de grande potência e mortal se não for cuidado a tempo.Por isso os sintomas e sinais aparecem em questão de minutos.

São estes os principais sinais e sintomas:
1-Dificuldades em abrir os olhos
2-Cara de bêbado
3-Falta de ar
4-Dificuldade em engolir
5-Insuficiência respiratória aguda.

TIPOS DE AÇÃO DA PEÇONHA

O tipo de ação da peçonha,em geral,é o mesmo dentro de um mesmo gênero,mas podem ocorrer variações ontogênicas,sazonais e regionais:

-Ontogênicas;em muitas serpentes ocorre uma variação entre a peçonha produzida pelo filhote e a do adulto;
-Sazonais;em alguns animais ,a época do ano pode interferir na peçonha;
-Regionais;podem ocorrer variações  em termos de composição de peçonha,entre serpentes do mesmo gênero,mas geograficamente distantes.
A peçonha atua de diferentes formas em nosso organismo.Assim,de acordo com sua ação,podemos classificá-las em proteolitíca,Coagulante,Neurotóxica,Hemorrágica,Miotóxica e Nefrotóxica.Estes tipos de ação podem ser agrupados em duas categorias:

NEUROTÓXICA

-Atua sobre o sistema nervoso,
-ocorre nas famílias  Elapidae(corais),Hidrophidae(serpentes marinhas;não existem no brasil),e nas espécies Crotalus durissus(cascavel)e Lachesis(surucucu).
-Sintomas: reduzida dor e pouco ou nenhum sinal no local da picada;o conjunto de sintomas forma o que chamamos fácies miastêmica,caracterizada por ptose palpebral(olhar de peixe morto);a pessoa tem dificuldade em levantar as pálpebras),Diplopia(a pessoa em duplo),Aniscoria(uma pupila,a parte escura do olho,fica uma maior e a outra bem pequena)e visão turva.
-A ação Neurotóxica da espécie Lachesis muta nãoocasiona fácies miastênica.
Causa mortis,a morte em geral,resulta de falha respiratória ou cardíaca.Em Crotalus durissus pode ocorrer
morte decorrente de insuficência renal devido à fração citotóxica de sua peçonha.

HEMOTÓXICA/CITOTÓXICA

Proteolitica
-Ocorre nos gêneros:Bothrops,Bothriops,Porthidium e Lachesis.
-Responsável por lesões locais que podem se manifestar por Rubor(vermelhidão),edema(inchaço),bolhas e necrose( o tecido morre).
Na verdade,a ação hoje(1998)dita como proteolítica se refere à interação de diversas partes da peçonha.

Coagulante
-Ocorre nos gêneros:Bothrops,Bothriopsis,Porthidium,Lachesis e Crotalus.
-Quando se fala em ação coagulante da peçonha ,a primeira idéia é que o sangue vai coagular,mas a verdade ele fica incoagulável,como?o que acontece é que a peçonha consome(se liga)a algum dos componentes que o sangue precisa para coagular,sem estes,ele não coagula.

Hemorrágica
-Ocorre nos gêneros:Bothrops,Bothriopsis,Porthidium e Lachesis.
-Causa hemorragias que podem ser locais ou sistêmicas(pulmões,aparelho digestivo,rins,etc.)
-Podem ocorrer hemorragias na gengiva.
Ao contrário do que muito se pensou,o fato de ocorrer hemorragia não tem relação direta com a fração coagulante.

Miotóxica
-Ocorre no gênero Crotalus(cascavel)e na espécie Bothrops jararacussu(jararacussu).
-Causa dor muscular.
-Em Crotalus libera para o sangue uma substãncia,a mioglobina que,após ser filtrada nos rins,aparece na urina,tornando-a escura(cor de coca-cola).

Nefrotóxica(ainda não comprovada)
-Ocorreria nos gêneros:Bothrops,Bothriopsis,Porthidium e Crotalus.
-Ainda é bem discutida a ocorrência desta fração.Ela atacaria o Néfron,que é uma estrutura do rim,podendo ocasionar insuficiência renal.
-(O rim ,é responsável por filtar o sangue retirando deste as impurezas,produzindo,assim,a urina).

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À DENTIÇÃO

Áglifa ou Aglifodonte(A=negação;Glifo=Sulco;Donte=Dente)

Este termo designa as serpentes que não possuem presa(colmilhos).
EX:Jibóia,sucuri,Píton,Boipeva,Dormideira,Cobra-Capim.

Opistóglifa ou Opistoglifodontes(Opisto=Posterior).São as Serpentes que possuem as presas na região posterior da boca.
EX:Cobra-Coral,Cobra-Coral Falsa,Muçurana,Cobra-Cipó.

Proteróglifa ou Proteroglifodonte(Protero=Anterior).São as Serpentes que possuem as presas na região frontal da boca.
EX: Cobra-Coral,Serpentes Marinhas,naja,mambas.Destas,somente a Coral ocorre no Brasil.

Solenóglifa ou Solenoglifodonte(Soleno=Móvel).Serpentes que possuem as presas móveis e na região frontal da boca.
EX: Jararaca,Cascavel,Caiçaca,Surucucu,Jararacuçu,Urutu.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PREVENÇÂO DE ACIDENTES

1-Utilizar botas de cano alto ou perneiras de couro,essa medida pode evitar até 80% dos acidentes,pois as cobras,em sua maioria ,dão botes de aproximadamente 1/3 do comprimento do seu corpo,o que faz com que a maioria das picadas ocorra do joelho para baixo;
2-Na falta de botas,utilizar pelo menos sapatos ou tênis de couro,nunca se deve andar descalço ou de chinelos em locais onde possa ocorrer cobras ou outros animais peçonhentos,o uso de sapatos ou botinas pode evitar de 50% a 60% dos acidentes;
3-Não pegar objetos,frutas ou plantas no chão sem antes observar os arredores;
4-Não enfiar a mão em buracos,ocos de árvores ou vãos de pedras;
5-Não sentar,deitar ou agachar próximo a arbustos,barrancos,pedras,pilhas de madeira ou material de construção sem certificar-se de que ali não existem cobras ou outros animais,o mesmo cuidado deve ser tomado antes de passar por baixo de uma cerca;
6-Observar bem o local antes de entrar em lagoas,rios oucachoeiras e também em barcos parados nas margens;
7-Nas colheitas de arroz,café,milho,feijão,frutas e nas hortas é preciso verificar onde se vai colocar as mãos;
8-sapatos,botas,cobertores e sacos de dormir podem ser utilizados como abrigo por animais peçonhentos.Antes de usá-los,verifique se não há algum intruso indesejável;
9-Manter limpas as áreas ao redor da casa,o paiol e as plantações,eliminando  monte de entulho,lixo,restos de alimentos e folhagens altas e fechadas,essas medidas evitam à aproximação de ratos e de outros animais que servem de alimentos para as cobras;
10-Não segurar as cobras com as mãos,mesmo que estejam mortas,pois o veneno das glândulas permanece ativo por um certo tempo após a morte do animal;
11-Devem ser protegidos os predadores naturais das serpentes,como emas,seriemas,gaviões,gambás e a conhecida cobra mussurana.Estes animais alimentam-se de cobras e,com isso,participam do controle e crescimento das populações de ofídeos;
12-Capturar e criar cobras exige treinamento e autorização especial do IBAMA.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS COBRAS VENENOSAS.

Além da fosseta loreal,as Crotalíneas possuem as seguintes características comuns:

-PRESENÇA DE ESCAMAS PEQUENAS NA PARTE DE CIMA DA CABEÇA;
-PARTES SUPERIOR E LATERAL DO CORPO RECOBERTOS POR ESCAMAS EM FORMA DE QUILHA,ISTO É,COMO BICO DE BARCO OU CASCA DE ARROZ;
-POSSUEM DENTES INOCULADORES GRANDES E MÓVEIS(SOLENÓGLIFAS).

Para diferenciar as cobras desse grupo,basta observar a ponta da cauda:

-A CASCAVEL É A ÚNICA QUE POSSUI GUIZO OU CHOCALHO;
-A CAUDA DA SURUCUCU POSSUI ESCAMAS SALIENTES OU ARREPIADAS;
-A CAUDA DAS JARARACAS POSSUI ESCAMAS SEMELHANTES ÀS DO CORPO.

CARACTERIZAÇÃO DAS COBRAS

Os ofídios,também conhecidos como cobras ou serpentes,são animais vertebrados que,juntamente com os lagartos,os jacarés e as tartarugas,pertencem ao grupo dos répteis-CLASSE REPTILIA.
Como os demais répteis,as cobras são animais de sangue frio ou ectotérmicos,isto é,a temperatura do corpo varia com a do ambiente.Por esse motivo,os répteis ficam expostos ao sol para aquecer o corpo e diminuem a atividade durante o inverno.
As cobras apresentam ainda outras características:
-Possuem corpo alongado,coberto por escamas;
-Mudam de pele à medida que crescem;
-Não possuem membros locomotores(pernas e patas),por isso se arrastam pelo chão;
-Não possuem ouvido,portanto não escutam,por outro lado,elas sentem as vibrações do solo através do próprio corpo,percebendo facilmente a aproximação de outros animais;
-Sua língua é bífida,ou seja  tem a ponta dividida em duas partes.A língua serve para explorar o ambiente,captando substâncias que se encontram no ar encaminhando-as a um orgão localizado dentro da boca(órgão de Jacbson)que desempenha  função equivalente ao olfato;
-Seus olhos não possuem pálpebras,permanecendo sempre abertos;
-Possuem orgãos internos como os demais vertebrados ;cérebro,coração,fígado,rins,estômago,intestino,testículos,ovários,etc.Esses orgãos são alongados,acompanhando o formato do corpo.Porém,a cobra não possuem bexiga,domesmo modo que as aves,elimina a urina junto com as fezes,através da cloaca.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UNIDADES DE CONSERVAÇÕES FEDERAIS,CENTROS ESPECIALIZADOS E COORDENAÇÕES REGIONAIS

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS DO BRASIL
Proteção integral:PI
ESEC-Estação Ecológica-31        
MN-Monumento Natural-3          
REBIO-Reserva Biológica-29          
PARNA-Parque Nacional-67            
REVIS-Refúgio de Vida Silvestre-7  

PI-Total:137                                   Total de hectares:34.747.541,45


Uso Sustentável-US
APA- Área de Proteção Integral-32      
ARIE-Área de Relevante Interesse Ecológico-16  
FLONA-Floresta  Nacional-65      
RDS-Reserva de Desenvolvimento Sustentável-1          
RESEX-Reserva Extrativista-59      

US-Total:173
Total Geral de Unidades: 310         Área Total Aproximada :75.467.815,71 hectares


COORDENAÇÕES REGIONAIS DO ICMBio

Porto Velho/RO                       CR 1
Manaus/AM                             CR 2
Itaiatuba/PA                             CR 3
Belém/PA                                 CR 4
Parnaiba/PI                              CR 5
Flora Restinga de Cabedelo/PB   CR 6
Porto Seguro/BA                      CR 7
Parna da Tijuca/RJ                    CR 8
Esec de Carijós/SC                   CR 9
Apa do Carste de Lagoa Santa/MG     CR 10



CENTROS ESPECIALIZADOS DO ICMBio

CECAV-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas    -      Brasilia/DF
CEMAVE-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres  -   Cabedelo/PB
CENAP-Centro Nacional de Pesquisa  e Conservação de Mamíferos CarnÍvoros -   Atibaia/SP
CEPAM-Centro Nacional de Conservação da Biodiversidade Amazônica          -       Manaus/AM
CEPTA-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais -  Pirassununga/SP
CMA-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos  -  Ilha de Itamaracá/PE
CECAT-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga  -Brasilia/DF
CPB-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros -   Cabedelo/PB
CNPT-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sócio-Biodiversidade Associada à populações Tradicionais -   São Luiz/MA
RAN-Centro de Pesquisa de Répteis e Anfìbios -  Goiânia/GO
TAMAR- Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas   -       Arembepe/BA

ATIVIDADE DE VÔO EM UMA COMUNIDADE DE ESFINGÍDEOS(LEPIDOPTERA;BOMBYCOIDEA;SPHINGIDAE)EM ÁREA PROTEGIDA DE CAATINGA,ESEC SERIDÒ,SERRA NEGRA DO NORTE/RN

Com o objetivo de se conhecer tanto as espécies quanto as variáveis lunares,meteorológica e de proporção sexual dos lepidópteros da familia Sphingidae(Lepidoptera;Bombycoidea),um levantamento foi realizado durante o periodo de Agosto de 2002 a Julho de 2003. A área geográfica foi a Estação Ecológica do Seridó,(ESEC-SERIDÓ)IBAMA-RN,localizada no município de Serra Negra do Norte,a 300 km da capital do estado,cidade de Natal,em plena caatinga hiperxerófila Seridó.Utilizou-se,como mecanismo atrativo,uma armadilha luminosa associando a luz mista de vapor de mercúrio de 250 w com uma lâmpada fluorescente comum de 10 w,montada na chamada casa da entrada,a 4.07 km da sede da referida UC.Esta API(armadilha da parede iluminada) era posta  em funcionamento das 18:00 às 06:00 da manhã seguinte,durante duas noites seguidas,antes e no dia de cada lunação.Dados como temperatura máxima e minima,pluviometria e cobertura do céu foram anotadas no decorrer dos periodos de coleta.Os exemplares de esfingideos eram mortos com uma injeção de hidróxido de amônia entre o tórax e o abdome,na região ventral,depois colocados em envelopes designados por horários.A identificação foi  baseada em D'Abrera(1986).Como resultados,obteve-se um total de 5.846 indivíduos,alocados em 13 gêneros e 24 espécies,cuja distribuição revelou uma acentuada abundância na estação chuvosa e uma escassez,durante a estação do estio.A lunação mais significativa,em termos de quantidade de exemplares,foi,no total,o quarto crescente,e a espécie mais abundante foi Callionima grisescens(Rotschild,1984).Quanto à preferência horarial,foram escolhidas as dez espécies mais significativas em termos de indivíduos,revelando uma notável sincronia entre machos e fêmeas na maioria das espécies observadas.

Dissertação de Mestrado de Adalberto Antônio Varela-Freire

quarta-feira, 6 de abril de 2011

RESUMO: ECOLOGIA COMPORTAMENTAL DE Tropidurus hispidus E Tropidurus semitaeniatus(SQUAMATA,TROPIDURIDAE) EM SIMPATRIA,EM ÁREA DE CAATINGA DO NORDESTE DO BRASIL.

Este estudo avaliou o uso dos recurrsos espacial,temporal e alimentar por Tropidurus hispidus e Tropidurus  semitaeniatus em simpatria em uma área de caatinga do Rio Grande do Norte,Brasil,bem como seus comportamentos de forrageamento e termoragulatório,suas temperaturas corpóreas em atividade e seus ciclos reprodutivos e de gordura corpórea.Excursões mensais,de Outubro de 2006 a Maio de 2008,foram realizadas à Estação Ecológica do Seridó(ESEC-SERIDÓ),município de Serra Negra do Norte,com utilização de metodologia especifíca para a investigação dos objetivos acima mencionados.As duas espécies apresentaram similaridades no uso do nicho espacial,especialmente no habitat rochoso;contudo,elas diferiram no uso vertical do micro-habitat com T. hispidus usando uma faixa vertical maior  do micro-habitat.Na estação seca o periodo de atividade T. semitaeniatus mostrou um periodo unimodal,enquanto T. hispidus manteve uma atividade bimodal.Em termos de importância na dieta ,para ambas  as espécies,os Hymenoptera/formicidae e isoptera predominaram na estação seca.Na estação chuvosa ainda que os Hymenoptera/Formicidae continuaram a ter maior importância entre os itens alimentares ,os lagartos predaram oportunisticamente larvas de Lepidptera,larvas/adultos de Coleoptera e ninfas/adultos de Ortoptera.A medida de intensidade de forregeamento revelou diferenças entre as espécies,especialmente na estação chuvosa,quando T.semitaeniatus foi mais ativo do que T. hispidus. O comportamento termorregulatório mostrou que ,durante a estação seca,T. hispidus e T. semitaeniatus gastaram mais tempo expostos à sombra  ou sob o sol filtrado.Na estação chuvosa,T. hispidus não mostrou diferenças no tempo gasto entre os locais de exposição à luz,contudo T. semitaeniatus esteve a maior parte de seu tempo  exposto ao sol ou sob o sol filtrado. A reprodução  de T. hispidus e T. semitaeniatus ocorreu entre a metade  da estação seca e o início da estação chuvosa.Em ambas  as espécies ,a atividade reprodutiva  das fêmeas  foi influenciada  pela precipitação ,enquanto os machos  apresentaram espermatozóides nos testículos ao longo de todo o ano,e a sua atividade reprodutiva  não foi relacionada com nenhuma da variáveis climáticas analisadas.O estoque  de gordura corpórea variou inversamente com a atividade reprodutiva  nas duas espécies,e não houve diferença entre fêmea e machos quanto a massa do corpo adiposos.Concluímos  que a segregação entre T. hispidus e T. semitaeniatus nesta área de caatinga ocorre no uso vertical do espaço ,na maior vagilidade de T. hispidus na utilização de micro-habitats e maior amplitude de tamanho de seus itens alimentares.Adicionalmente ,diferenças sazonais  significativas em relação ao período de atividade,temperatura corpórea e comportamento de forrageamento e termorregulatório entre essas duas espécies de Tropidurus,possibilitam a coexistência.

Tese do Doutorado de Leonardo Barros Ribeiro

FOTOS DA COLETA DE INSETOS

 Colocação das ovitrampas
                                                                  Ovitrampa
       Gláucia e Jack colocando as ovitrampas na trilha da caveira
      Coleta de ovos e larvas das ovitrampas

ACOMODAÇÕES DA ESEC

Alojamentos dos pesquisadores
                                                    Sala de refeições
                                                       Laboratório
                                                     Quarto pequeno
                                                        Quarto grande
                                                      Museu e sala de vídeo
                                                              Escritório

alojamento de pesquisadores

alojamento de pesquisadores
esec/seridó

Marcando pontos no gps

Marcando pontos no gps
George Stephenson Batista em trabalho de campo.

Marcação de pontos com gps

Marcação de pontos com gps
Esec/Seridó (ICMBio)