terça-feira, 16 de agosto de 2011

HISTÓRICO E ANTECEDENTES LEGAIS

No primeiro encontro Nordestino de Ecologia,realizado no dia 06 de Setembro de 1979 o então secretário do Meio Ambiente,Paulo Nogueira Neto,recomendeu a seleção,por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,de uma área para criação de uma unidade de preservação no sertão do Rio Grande do Norte.
A área selecionada e sugerida para criação desta unidade tinha uma extensão de 5.000 ha,com ótimo estado de conservação,onde prevaleciam cinco fitofissionomias de caatinga e uma aquática,representado por um açude de 1,5 ha,sendo a fauna representativa da região.Em 17 de Junho de 1981 foi adquirida pela SEMA,na região do Seridó,uma área de 1.166,38 ha do senador Dinarte Mariz,a qual fazia parte da fazenda solidão.O termo de entrega do referido imóvel data de 25 de Novembro de 1981.
O ministro do interior,através da jurisdição da SUDENE lança em 1981,para a unidade de federação do RN,um projeto para a implantação da Estação Ecológica do Seridó,através do programa especial Polonordeste. Este projeto teve como objetivo geral a preservação do ecossistema caatinga e a promoção do desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região. Em Maio de 1982 foi criada a Estação Ecológica do Seridó que durante aproximadamente um ano ficou sendo administrada por um dos funcinários da fazenda a qual a ESEC foi desmenbrada,não diferenciando assim o seu uso da condição anterior de fazenda.Somente em 1983 a Estação passou efetivamente a ser administrada pela SEMA.


Dados retirados do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
Direc-Diretoria de Ecossistemas
Deuc-Departamento de Unidades de conservação
Diger-Divisão de Gerenciamentos

Documento de Informações Básicas
Brasília-Maio de 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário

alojamento de pesquisadores

alojamento de pesquisadores
esec/seridó

Marcando pontos no gps

Marcando pontos no gps
George Stephenson Batista em trabalho de campo.

Marcação de pontos com gps

Marcação de pontos com gps
Esec/Seridó (ICMBio)