segunda-feira, 28 de março de 2011

MORCEGOS


São animais de hábitos noturnos.Iniciam suas atividades ao entardecer(crepúsculo)prolongando-se por toda noite.O morcego é o único mamífero com capacidade de vôo,graças à membrana que envolve quatro dos seus cinco dedos,transformando assim,seus braços em asas.
Há aproximadamente 1.070 espécies diferentes de morcegos,e representam 1/4 de toda a fauna de mamíferos.
O morcego pertence à ordem CHIROPTERA,que é dividida em duas subordens e 18 famílias,da seguinte forma:
1-MEGACHIROPTERA-1 Família

2-MICROCHIROPTERA-17-Famílias

No Brasil existem cerca  de 150 espécies de morcegos,e nas américas,100 espécies,todas da ordem Microchiroptera.
Durante o dia ,seus abrigos são locais  tranquilos e escuros,como:cavernas,fendas de rochas,bueiros,casas abandonadas,forros de casas,copas e ocos de árvores.
Só não existem morcegos em algumas ilhas oceânicas e em regiões polares.
Cerca de 70% das espécies alimentam-se de insetos,são os morcegos insetívoros.Poucas espécies  são carnívoras,alimentando-se de anfíbios,lagartos,ratos e camundongos,podendo ainda complementar sua dieta com insetos e frutas.Nesta categoria podemos incluir os morcegos pescadores.
A espécie NECTARÍVORA ou POLINÍVORA alimenta-se do néctar das flores que se abrem à noite,ajudando assim na polinização e produção de alimentos.
A  espécie FRUGÍVORA alimenta-se de frutas,espalhando assim sementes por onda passa.O frugívoro contribui de forma direta ao reflorestamento de áreas atingidas por queimadas e destruídas pelo homem.Podem espalhar milhares de sementes em uma só noite.
Basicamente os morcegos mais comuns nas cidades são: Insetívoros,Nectárivoros e os Frugívoros.
Na cidade,em residências próximas as matas(áreas silvestres) e meio rural os morcegos que podem causar problemas são os morcegos HEMATÓFAGOS,popularmente chamados de vampiros.É representados por 03 espécies,que são:Desmodus rotundos,Diphylla ecaudata e Diaemus youngi.
Das 03 espécies de morcegos hematófagos,só o Desmodus rotundos alimenta-se de sangue de mamíferos.O Diphylla ecaudata e o Diaemus youngi alimentam-se de sangue de aves,e raramente completam sua dieta com mamíferos.

Um comentário:

  1. Gostei das fotos e artigos de seu blog. Parabéns!
    Sobre morcegos acho importante essa divulgação e que as pessoas tomem consciência de que a lenda sobre morcegos "que chupam sangue e podem causar a perigosa doença chamada raiva", generalizando que todo morcego é hematófago, fica aqui o registro do artigo sobre diversas espécies com habitos diferentes, que podem alimentar-se de peixes, ou nectar e pólen, ou frutas! Por exemplo, a planta trepadeira Mucuna, com flores lindas como a Mucuna bennettii, são polinizadas por morcegos.
    Abraços.

    ResponderExcluir

alojamento de pesquisadores

alojamento de pesquisadores
esec/seridó

Marcando pontos no gps

Marcando pontos no gps
George Stephenson Batista em trabalho de campo.

Marcação de pontos com gps

Marcação de pontos com gps
Esec/Seridó (ICMBio)