segunda-feira, 28 de março de 2011

TIPOS DE FAUNA:

1-FAUNA SILVESTRE BRASILEIRA: são todas as espécies nativas,migratórias aquáticas ou terrestres de animais que ocorrem naturalmente dentro dos limites do território brasileiro.

2-FAUNA EXÓTICA: animais cuja distribuição geográfica não inclui o território brasileiro e que foram introduzidas pelo homem.
Ex: a Tilápia, a Tartaruga-Japonesa.

3-FAUNA EXÓTICA INVASORA: animais introduzidos cuja distribuição geográfica não inclui o território brasileiro,apresentando uma adaptação oportunista que causa danos aos processos naturais,além de prejuízos de ordem econômica, social e a saúde.

4-FAUNA DOMÉSTICA: são animais que originalmente viviam na natureza e que através de processos tradicionais de manejo tornaram-se domésticos,passando a viver em estreita dependência e interação com o homem.
EX: gado,porco,galinha,cachorro e outros.

5-FAUNA DOMESTICADA: é o conjunto de indivíduos(espécimes)silvestres ou exóticos,procedente da natureza ou cativeiro e que ainda não foi suficientemente melhorado  zootecnicamente ou geneticamente e que vive sob dependência do homem para o fornecimento de alimento,água ,abrigo e segurança.

6-FAUNA ASSELVAJADA: são aqueles animais domésticos ou exóticos que,por abandono ou fuga,retornam ao estado selvagem,sem necessidade de receber alimentação ou cuidados diretos do homem e podem sobreviver e reproduzir sem intervenção ou assistência do homem.

7-FAUNA DE PRODUÇÃO OU PRODUTIVA: é o conjunto de animais silvestres e domésticos destinados à reprodução e a geração de produtos e subprodutos.

8-FAUNA PEÇONHENTA: conjunto de animais que possuem algum tipo de veneno e estruturas perfurantes como espinhos,dentes ou ferrões através dos quais são capazes de inocular o veneno em outros animais.

9-FAUNA VENENOSA: conjunto de animais que possuem algum tipo de substância tóxica para outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

alojamento de pesquisadores

alojamento de pesquisadores
esec/seridó

Marcando pontos no gps

Marcando pontos no gps
George Stephenson Batista em trabalho de campo.

Marcação de pontos com gps

Marcação de pontos com gps
Esec/Seridó (ICMBio)